quinta-feira, 6 de novembro de 2008

TAO, O CAMINHO DA VIDA

Tao, literalmente, significa o Caminho, entretanto, tem sido traduzido como o Absoluto, a Lei, a Natureza, a Razão Suprema... E eu tive a ousadia de traduzi-lo como Deus, embora o termo não seja comum na tradição chinesa.

Estas interpretações não são incorretas, pois o próprio Lao Tsé diz que o Tao é assim chamado por não se conhecer o seu nome – "é algo que nasceu antes da existência do Céu e da Terra – uma coisa que contém tudo".

- "Não conheço o seu nome e, por isso, a chamo de Tao (Caminho). Com relutância, chamo-a de Infinito. O Infinito é fugaz, o fugaz se esvai no ar e o evanescente é o Reversível", diz.


.......
NUVENS

Paradoxal, contraditório, simples e complexo – o Tao é assim mesmo - "o espírito da mudança cósmica, o eterno crescimento que volta sobre si mesmo". Nas palavras Okakura Kakuso, o Tao "condensa-se e dissolve-se como as nuvens e pode-se chamá-lo de a Grande Transição. Subjetivamente é o humor do universo. O seu absoluto é o relativo".

.......
VERSÃO

Aqui apresento uma versão pessoal daquelas palavras escritas há mais 2.600 anos, conforme se diz, e busquei colocá-las no contexto do mundo moderno. Não que elas precisassem de atualização; precisavam, sim, que fosse dissipada a névoa que as traduções literais, ao pé da letra, trouxeram para o texto, dificultando o entendimento claro que o mesmo propõe em sua essência.

.......
PAZ

Do meu entendimento do Livro do Caminho pude constatar que Lao Tsé foi o primeiro a tocar em feridas da humanidade que até hoje doem. Foi o antigo chinês, indiretamente, o pai do pacifismo - ao dizer que não há ganhadores numa guerra; do anarquismo - ao propor o mínimo de intervenção do governo na vida do povo; da ecologia - ao revelar que o a natureza tem seu próprio ritmo e não é títere do homem.

........
BRADO

O conjunto do Livro do Caminho é uma fonte inesgotável, seja filosófica, política ou religiosa, uma síntese cristalina de verdades evidentes e que naturalmente fazem pensar, instiga o espírito criador e brada contra as infâmias da vida.

.......
RELIGARES

Ao chegar ao texto final dos 81 versos me senti revigorado, que os traduzi seguindo minha intuição e consultando pelo menos três versões muito distintas, e que aos poucos vou publicá-los aqui, mas a princípio postarei apenas algumas invenções poéticas que fiz sobre os temas, além de devaneios sobre outros temas que chamo de "Religares".

.......
CAUDALOSO

Enfim, estudar o Tao foi como para mim como se tivesse mergulhado num rio caudaloso, de forte corrente e largo e, para atravessá-lo, tivesse que gastar energia desmedida. Entretanto, constato agora, ao chegar ao outro lado, que sou outro, diferente daquele que mergulhou do outro lado.

.......
ENCANTAMENTO

Não haveria mesmo como sair impune dessas radiantes águas de vida. É por isso criei coragem para este blog. Foi por puro encantamento.

Nenhum comentário: